TEMA:
BRINCANDO,
OUVINDO,
VIAJANDO
E
APRENDENDO
COM
AS
MÚSICAS
INFANTIS.
JUSTIFICATIVA:
A
música
está
sempre
presente
no
dia a dia na
educação
infantil,
ela
faz
parte
da
rotina,
é
um
excelente
recurso
pedagógico
que
possibilita
o
desenvolvimento
afetivo
e
cognitivo,
responsável
pela
criação
de
vínculos
com
outras
crianças,
com
adultos
e
com
a
própria
música.
A
exploração
de
materiais
sonoros
e
a
escuta,
propicia
o
contato
da
criança
com
a
linguagem
musical,
amplia
sua
percepção
e
a
sua
forma
de
conhecer
e
representar
o
mundo.
Associadas
à
música
estão
a
dança,
as
brincadeiras
e
os
jogos
com
movimentos
e
gestos
corporais.
“Ouvir
música,
aprender
uma
canção,
brincar
de
roda,
realizar
brinquedos
rítmicos,
jogos
de
mão
etc.,
são
atividades
que
despertam,
estimulam
e
desenvolvem
o
gosto
pela
atividade
musical,
além
de
atenderem
a
necessidades
de
expressão
que
passam
pela
esfera
afetiva,
estética
e
cognitiva.”
(Referencial
Curricular
Nacional
para
a
Educação
Infantil:
Conhecimento
de
Mundo.
V.3,
p.48.
Brasília,
MEC/SEF,1998
OBJETIVO
GERAL
Promover
a
partir
da
música,
a
integração
das
crianças,
dando-lhes
oportunidades
de
expressar
sensações,
sentimentos
e
pensamentos,
ampliando
assim
seu
conhecimento
de
mundo.
OBJETIVO
ESPECÍFICO
Desenvolver
a
linguagem
oral
através
da
música,
ampliando
seu
vocabulário;
Desenvolver
valores
sociais
e
culturais;
Desenvolver
o
gosto
pela
arte
musical;
Observar
alguns
instrumentos
musicais,
reconhecendo
o
som
produzido
por
alguns
deles.
Ampliar
o
repertório
de
músicas
infantis
e
cantigas
de
roda
dos
alunos;
Brincar
com
a
música,
cantando,
imitando
e
inventando
coreografias;
Estabelecer
vínculos
afetivos
com
os
colegas;
Brincar
com
a
voz
e
trabalhar
as
possibilidades
de
sons
que
podemos
emitir;
Desenvolver
a
coordenação
motora,
a
criatividade,
raciocínio,
atenção
e
ritmo;
Utilizar
o
LIED
(laboratório
de
informática)
como
ferramenta
pedagógica,
no
intuito
de
diversificar
as
atividades
e
despertar
ainda
mais
o
interesse
dos
alunos
pelas
músicas
trabalhadas
em
sala
de
aula;
Ampliar
a
participação
da
família
na
vida
escolar
do
filho.
DESENVOLVIMENTO
E
ATIVIDADES
Encaminhar
pesquisa
às
famílias
para
conhecer
as
músicas,
cantigas
de
roda
ou
brincadeiras
musicadas
conhecidas
e
preferidas
pelos
alunos;
Selecionar
quais
músicas
que
irão
compor
a
coletânea
e
enviar
síntese
às
famílias;
Vídeos
e
musicas
trabalhadas
e
pesquisados
na
internet
(youtube
)pelas
professoras
Luciana
e
Claudete
:
Borboletinha
Atirei
o
pau
no
gato
Pintinho
amarelinho
O
sapo
nao
lava
o
PE
Marcha
soldado
Sapo
cururu
No
sitio
do
seu
lobato
No
sitio
do
seu
lobato
Bom
dia
sol
Boi
da
cara
preta
A
igrejinha
Jacaré
ta
na
lagoa
Uma
casinha
bem
fechada
Bom
dia
coleguinhas
Trem
da
fantasia
Motorista
Boneca
de
lata
Fui
ao
tororó
De
abobora
faz
melão
Quem
tem
medo
do
lobo
mal.
Listar
as
músicas
e
fazer
um
cartaz
para
expor
no
álbum
seriado;
Coreografia,
dramatização
e
imitação;
Confeccionar
instrumentos
musicais
com
sucatas;
Ilustração
das
músicas
selecionadas
com
técnicas
diversas;
Pesquisa
realizada
pelas
professoras
(Luciana
Sossai
e
Claudete
Brandão)
na
Internet
para
sugestões
de
atividades
e
textos
relacionados
a
músicas
infantis
escolhidas;
Pesquisa
realizada
pelas
professoras
na
Internet
(YouTube)
com
vídeos
e
músicas
trabalhadas
e
assistir
no
LIED
(laboratório
de
informática)
com
os
alunos
Cantar
acompanhando
instrumento
musical
(violão);
Visitar
a
casa
da
cultura
para
observar
instrumentos
musicais
e
acompanhar
ensaio
do
coral;
Realizar
show
de
calouros;
Momentos
de
relaxamento
com
músicas
que
exploram
sons
da
natureza,
sons
de
instrumentos
e
composições
clássicas;
Colorir
desenhos
relacionados
às
músicas
no
programa
de
pintura;
Fazer
tentativa
de
escrita
no
editor
de
texto
LINUX
dos
títulos
das
músicas
trabalhadas;
Gravar
um
CD
com
as
principais
músicas
enviadas
pelas
famílias;
No
final
do
projeto
Montar
livro
com
as
ilustrações
das
músicas
trabalhadas;
Gravação
de
cd
“Conhecendo
a
música
e
os
instrumentos
musicais”
Tecnologias
utilizadas
Materiais
didáticos
diversos
(papéis
coloridos,
tinta
guache,
EVA...);
Computador;
Data
show;
Aparelho
de
som;
Máquina
fotográfica;
CD
PRODUTO FINAL:
Livro e DVD contendo a coletânea das músicas trabalhadas, lápis
enfeitado de E.V.A.
CULMINÂNCIA:
Apresentação de algumas músicas enviadas pelas famílias para a
comunidade escolar no dia 25 de outubro
de 2012.
OBS: Nessa noite ficarão expostos os livros dos alunos, os DVDS, os
brinquedos musicais construídos e o álbum seriado contendo os
cartazes ilustrados pelos alunos.
AVALIAÇÃO
A
avaliação
dar-se-á
de
forma
contínua
através
da
observação
e
dos
registros
feitos
pelas
professoras
Luciana
Sossai
e
Claudete
Brandão
quanto
à
participação
dos
alunos/famílias
nas
atividades
propostas
durante
a
realização
do
projeto.
REFERÊNCIA
BIBLIOGRÁFICA
Pesquisa
com
as
famílias.
-
Revistas
diversas
(Amae
Educando,
Revista
do
Professor)
-
Schreiber,
Ana
Cristina
Rissette.
Coleção
Alfabetizando
através
da
música.
Editora
Ciranda
Cultural.
-
Centurión,
Marília....[et
al.].
Jogos,
projetos
e
oficinas
para
educação
infantil.
São
Paulo:
FTD,2004.
-
CD
do
curso
Introdução
à
Educação
Digital.
-
Internet
(sites
diversos
sobre
música
na
Educação
Infantil)
-
Proposta
Curricular
da
Educação
Infantil.PMJ/SEMEC,2003.
-
Referencial
Curricular
Nacional
para
a
Educação
Infantil:
Conhecimento
de
Mundo.
V.3.
Brasília,
MEC/SEF,1998.
|
Muito bom seu projeto, parabéns
ResponderExcluirObrigada, vale lembrar das autoras Luciana e Claudete que me cederam a oportunidade.
ResponderExcluir