sexta-feira, 19 de outubro de 2012

CURRICULO ESCOLAR, REAL. OCULTO E PRESCRITO.

    O curriculo escolar é uma lista de tudo aquilo que uma intituição de ensino pretende ensinar, contem informações precisas sobre como e quando as atividades pedagogicas serão relaizadas e tambem sobre todo os processos avaliativos, o curriculo resume-se em materias, cada uma com seus conteudos, apresentadas de formas em que serão desenvolvidas.
    Os curriculos evoluem com o passar do tempo, sofrem grandes mudanças, algumas materias saem, outras são criadas, como por exemplo a a musica e a arte e assim novos conteudos são incorporados dentro do contexto escolar.
    O curriculo real é a tranposição do curriculo formal é a interpretação do que os professore e alunos controem juntos no exercicio do cotidiano, no enfrentamento das dificuldades, sejam concetuais, materiais da relação entre professor e aluno e aluno ente aluno, o curiculo real acontece dentro da sala de aula a cada dia em decorrencia de um projeto pedagogico aplicado.
    O curriculo oculto é o termo usado para denominar as influencias que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho do professor. Representa tudo que o aluno aprende no seu dia a dia dentro da sala de aula, seus atos, comportamento, gestos, percepções, mas que não são oficiais encontradas em documentação.
    O curriculo prescrito é um conjunto de decisões normativas produzidas nos gabinetes das secretarias, é ele que define boa parte dos conteudos e materias abordados durante cada ano letivo, é o orientador de todo trabalho do professor, criando um padrão de qualidade. O curriculo prescrito atribui a escola o papel de transmitir uma cultura de base na logica da reprodução de um curriculo igual para todos os aluno. Cabe ao professor atrvés de sua interação contruir no seu dia a dia novas alternativas curriculares para sua pratica docente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário